Fórum Brasileiro de Moda Circular

28/04/2025

Fórum Brasileiro de Moda Circular

Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, em 2023 cerca de 170 mil toneladas de roupas foram produzidas no Brasil, sendo que apenas 20% dessas peças foram recicladas ou reaproveitadas. Em âmbito mundial, nesse mesmo ano a Fundação Ellen MacArthur publicou estudo dando conta de que 80% dos itens de vestuário descartados são destinados para queima, aterros sanitários ou simplesmente lançados sem nenhum controle no meio ambiente, dando origem a impressionantes lixões a céu aberto de roupas usadas, como é o caso daquele encontrado no deserto do Atacama, no Chile.


Essa realidade apenas reforça os já claros sinais do esgotamento do modelo de desenvolvimento econômico conhecido como linear ao mesmo tempo em que fomenta a busca pela alternativa apresentada pela Economia Circular (EC). Nesse contexto, a indústria da moda vem passando por profundas transformações englobando desde a criação de novos modelos de negócios e produtos até a estruturação de sistemas de recolhimento, reuso, reciclagem e destinação final de peças descartadas, passando pelo desenvolvimento de soluções regenerativas em matérias-primas e de processos fabris menos poluentes.


Essa nova realidade é atualmente melhor visualizada na Comunidade Europeia, principalmente em função da entrada em vigor de políticas públicas de incentivo a EC baseadas na Responsabilidade Estendida do Produtos (REP) e na definição de porcentagens mínimas de uso de matérias-primas recicladas na produção de novas peças, políticas essas suportadas por sólidos programas de financiamento tanto de pesquisas como aqueles voltados à reindustrialização desse bloco econômico.


Não por acaso, fiações e tecelagens voltaram a ser abertas na Europa em países como Holanda e Bélgica, além da proliferação de empresas voltadas a separação e reciclagem de resíduos têxteis as quais, juntas, geram milhares de novos empregos. No Brasil, a indústria da moda dá seus primeiros passos na transição para a EC à medida que avança também a construção de marcos regulatórios junto ao tema, sendo já possíveis identificarmos casos de sucesso junto a empresas e a existência de instrumentos de financiamento públicos capazes de incentivar as transformações necessárias.


Nesse contexto, será realizado no dia 12/05 no Auditório Safra da FEA USP em São Paulo o 1º Fórum Brasileiro de Moda Circular, cujo objetivo é fomentar a adoção de melhores práticas de circularidade pela indústria da moda brasileira bem como auxiliar na construção e aperfeiçoamento de peças de políticas públicas que possam incentivar as mudanças necessárias em todos os setores ao mesmo tempo em que incentivem a inovação, a reindustrialização e o aumento da competitividade da indústria nacional.


Para a consecução desses objetivos, o fórum foi estruturado nos seguintes painéis temáticos: 1º Painel – Economia Circular & Indústria da moda (híbrido, conduzido em Português e Inglês, sem tradução simultânea) Esse painel será composto por palestras de representantes de empresas, agências de fomentos de negócios e instituições de pesquisa e ensino Brasileiras e Europeias que representam o estado-da-arte da indústria da moda circular, com destaque para temas como reciclagem mecânica de resíduos têxteis de pré e pós-consumo, o desenvolvimento de novas fibras têxteis de celulose regenerada, as legislações que pressionam as mudanças e as mais recentes tecnologias fabris adotadas.


Esse painel será realizado de forma híbrida (presencial e remoto) e bilingue (Português e Inglês, sem tradução simultânea). 2º Painel: Economia circular & Gestão de resíduos sólidos no Brasil Presencial, conduzido integralmente em Português. O intuito desse painel é abordar iniciativas existentes no Brasil junto ao tema da Economia Circula, da gestão de ecossistemas de inovação e de resíduos, tanto na perspectiva das políticas públicas como da pesquisa e indústria nacional.


Dessa forma, esse painel contará com palestras de representantes do Governo Federal, da academia e de entidades representativas da indústria da nacional, não sendo focado na indústria da moda. Esse painel será realizado de forma 100% presencial, conduzido integralmente em Português. Ao final das palestras de cada painel, será formada uma mesa-redonda para permitir a interação entre os painelistas e deles com a audiência. A agenda completa do evento é a seguinte:


09:00 – 09:30: Credenciamento 09:30 – 10:00: Abertura – Prof. Aldo Ometto – EESC/USP – CEPID/Bridge e Prof. Leonardo Gomes - FEA/USP – CEPID/Bridge 10:00 – 13:00: 1º Painel – Economia Circular & Indústria da moda Híbrido, conduzido em Português e Inglês, sem tradução simultânea Mediação: Prof. Aldo Ometto – EESC/USP – CEPID/Bridge


10:00 – 10:30: Werner Merzeder - Global Opportynity Leader – Bio & Circular Economy - Business Finland - Finlândia (Presencial – EN) 10:30 – 11:00: Kirsi Niinimäki (Full Professor) e Julia Noronha (Assistant Professor) - Aalto University - Finlândia (Online - EN e PT) 11:00 – 11:30: Miklós Nagy - Project Manager - Valérius 360 – Portugal (Online – PT) 11:30 – 12:00: Eduardo Ferlauto – Head de Sustentabilidade - Lojas Renner – Brasil (Presencial – PT) 12:00 – 13:00: Debate


13:00 – 14:30: Almoço 15:00 – 18:00: 2º Painel: Economia circular & Gestão de resíduos sólidos no Brasil Presencial, conduzido integralmente em Português. Mediação: Dr. Eng. Américo Guelere - ESGtex


  • 15:00 – 15:30: Adalberto Felício Maluf Filho - Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental - MMA
  • 15:30 – 16:00: Sissi Alves da Silva - Coordenadora-Geral de Bioeconomia e Economia Circular – MDIC 16:00 – 16:30: Davi Bomtempo - Superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade – CNI 16:30 – 17:00: Pedro Prata - Gerente sênior de Políticas e Instituições para América Latina - Ellen MacArthur Foundation 17:00 – 18:00: Debate


O evento é organizado pela ESGtex (https://www.esgtex.com.br/) e o CEPID Bridge, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão financiado pela FAPESP e liderado pela FEA - USP (https://bridgeecosystem.com/) e patrocinado pelas Lojas Renner SA (https://www.lojasrennersa.com.br/).


As vagas presenciais são limitadas, com inscrições gratuitas pelo Sympla no seguinte link: https://www.sympla.com.br/evento/1-forum-brasileiro-de-moda-circular/2916426?_gl=1*1sm6fb7*_gcl_au*MjA5NTg2OTgxOC4xNzQxNzI3NTQy*_ga*OTQ3NzI1NzcyLjE3NDE3Mjc1NDM.*_ga_KXH10SQTZF*MTc0NDcyNzUyMy41LjEuMTc0NDcyODcyNC41MC4wLjEwNDIyNDI0Mjc.&share_id=copiarlink&referrer=www.esgtex.com.br


O evento será também transmitido ao vivo pelo Canal da FEA USP no Youtube: https://www.youtube.com/@feauspsp


Serviço

Data: 12 de maio de 2025

Horário: das 09h às 18h

Local: Auditório Safra - FEA USP - Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo

Site do evento: https://www.esgtex.com.br/ Inscrição:

Inscrição:  sympla


Sympla Transmissão online: https://www.youtube.com/@feauspsp Fórum Brasileiro de Moda Circular



LEIA MAIS