Sustentabilidade na indústria têxtil: como o SENAI atua?

30/07/2024

Sustentabilidade na indústria têxtil: como o SENAI atua?

A sustentabilidade na indústria têxtil têm sido um tópico importante para todos os atores dessa cadeia de produção. Afinal, o setor representa 6,6% da produção (IEMI 2023) e é o segundo maior empregador do país (PIA 2021) na área de transformação – atraindo a atenção de clientes e investidores. Assim, não só precisa buscar formas eficientes de utilizar recursos, como também deve se preocupar com as exigências de um público cada vez mais consciente sobre as questões ambientais. Desse modo, o SENAI, que tem como um de seus objetivos “cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesse para a indústria” , desenvolvendo uma série de atividades a fim de contribuir para a transição para uma produção mais verde. Continue lendo para entender como o setor pode se beneficiar da adoção de novas práticas e por onde iniciar a mudança.


Por que buscar mais sustentabilidade na indústria têxtil


Das exigências regulatórias à pressão dos consumidores, há uma série de fatores que pressionam as empresas têxteis a adotarem práticas sustentáveis. Mas encare isso como uma oportunidade: afinal, mudanças nesse sentido podem trazer vários benefícios. Confira:


  • Cumprimento de regulamentações: Frequentemente surgem novas leis e normas ambientais. Estar em conformidade evita as penalidades e melhora a reputação da empresa.
  • Requisitos para exportação: Comprovar processos sustentáveis é, muitas vezes, imprescindível para exportação.
  • Pressão dos consumidores: Marcas que atendem às exigências dos clientes mais conscientes têm um impacto positivo na sua reputação e também nos rendimentos, visto que  a produção e consumo de roupas mais sustentáveis pode impulsionar a economia global em 200 bilhões de dólares.
  • Acesso a investimentos: Empresas com atitudes sustentáveis têm acesso a linhas de crédito verde de instituições como o BNDES, além de atrair a confiança de outros investidores.


Indústria Têxtil e os ODS


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos em 2015 e devem ser cumpridos até 2030. Trata-se de um pacto global, assinado por 193 países, que estabelece 17 objetivos e 169 metas para a construção de um mundo mais igualitário, justo, próspero e sustentável. Tanto as organizações públicas quanto as privadas têm papeis a cumprir dentro do acordo. Inclusive, um dos ODS tem como foco promover o desenvolvimento da indústria. Ou seja, não se trata apenas de adotar responsabilidade ambiental, mas também de buscar mais produtividade e eficiência. Conheça os ODS sobre os quais a indústria têxtil pode atuar:


  • ODS 6 – Água potável e saneamento, que inclui:Minimizar a liberação de produtos químicos e materiais perigosos;Aumentar a eficiência do uso de água em todos os setores.
  • ODS 12 – Consumo e produção responsáveis, que inclui:Alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais;Realizar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes;Reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso;
  • ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura, que inclui:Modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos.



SENAI – Tecnologia e Inovação para uma indústria mais sustentável


O SENAI também está comprometido com os ODS, principalmente no que tange fornecer às indústrias  meios e métodos para reduzir desperdícios e alcançar mais produtividade e sustentabilidade. A fim de atingir esse objetivo, contamos com uma rede nacional de Centros e Institutos de Inovação e Tecnologia e com o UniSENAI que oferecem consultorias, ensaios de conformidade e qualidade e, também, desenvolvem soluções inovadoras para superar os desafios da indústria brasileira e torná-la mais competitiva. Veja como contribuímos para a sustentabilidade na indústria têxtil:


Matérias-primas sustentáveis


O setor deve adotar materiais com potencial de reciclagem ou tecidos feitos de resíduos de matérias orgânicas para substituir os materiais derivados de petróleo utilizados hoje. As novas fibras, tecidos e corantes naturais desenvolvidos pelo SENAI vêm, há anos, ajudando diversas indústrias brasileiras a oferecer produtos inovadores com pouco impacto ambiental.


Design circular


Os cursos e consultorias do SENAI preparam os profissionais da área não apenas para desenvolver novos modelos, mas também a pensar em soluções que aumentem a vida útil das peças:


  • Lean Design
  • Modelagem
  • Prototipagem
  • Desenvolvimento de coleções


Produção consciente


A produção têxtil tradicional demanda uma alta quantidade de recursos, como energia e água, além de utilizar materiais nocivos ao meio ambiente. Para mudar esse cenário, o SENAI oferece consultorias e projetos de inovação para a indústria utilizar os recursos disponíveis da melhor forma e alcançar altos índices de eficiência:


  • Lean Manufacturing
  • Eficiência Energética
  • Descarbonizaçã
  • Reutilização de corantes e água


Funcionalidade e durabilidade


Esses dois itens estão intrinsecamente ligados à qualidade e contribuem tanto para reduzir o descarte de peças quanto para a boa reputação da marca. No SENAI, realizamos testes que avaliam os atributos de itens têxteis e desenvolvemos novos materiais com tecnologias aplicadas para diferentes fins.


  • Resistência em fios, tecidos e malhas
  • Solidez da cor
  • Proteção UV
  • Tecidos com nanotecnologia


Reutilização de resíduos


No Brasil, mais de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartadas por ano. Para nós, isso é uma oportunidade de ressignificar o que já foi utilizado, iniciando um novo ciclo de produção. Assim, nossos especialistas ajudam a indústria com:


  • Reuso de resíduos de fibras sintéticas
  • Logística reversa de tecidos e confeccionados


Desenvolvimento de pesquisas científicas


Com o UniSENAI, realizamos pesquisas científicas na área, fornecendo à comunidade científica, acadêmica e industrial processos inovadores para promover competitividade e sustentabilidade. Nossos estudos recentes exploram novos processos e formas de aplicação de corantes naturais em diversas fibras, visando sua viabilidade em larga escala. Em colaboração com a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e os Institutos SENAI, esta pesquisa é apoiada financeiramente pelo CNPq, promovendo o avanço no setor com o compartilhamento do conhecimento e experiências entre as instituições parceiras.


Visite-nos na Febratex e conheça nossas soluções sustentáveis


Com uma abordagem que abrange todas as etapas da produção, o SENAI oferece as ferramentas e o conhecimento necessários para aumentar a sustentabilidade e a eficiência nas indústrias. Visite-nos na Febratex para conhecer nossas consultorias, serviços, pesquisas e projetos de inovação e tirar todas as suas dúvidas. Esperamos você no Setor 3 – Mezanino, nos estandes 27 e 28. Juntos, podemos construir uma indústria têxtil mais sustentável, inovadora e competitiva.


LEIA MAIS